Envie seu texto mapim53@yahoo.com.br

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

As Três Coroas, de Guilherme de Almeida.

O grande poeta Guilherme de Almeida compara a ascensão, fastígio e queda dos impérios em relação ao triunfo eterno de N. S. Jesus Cristo sobre a humanidade.


As três coroas – Guilherme de Almeida


Numa sala de museu, três coroas conversavam. A que era de ouro disse às outras:
Eu pertenci a um rei, e curvei meu rei como uma pluma com o peso bom das minhas jóias tutelares.
Tive um reino a meus pés, com soldados, teares e torres brancas e altas como luas, e searas mais maduras, mais louras que o sol, e navios enormes como os templos de Deus e os palácios dos homens.
Fui tudo. Rica, poderosa, bela... Tive um rei a meus pés e o céu sobre nós dois.
Depois, pesei demais para a cabeça velha do meu rei e cai. Então, puseram-me aqui.

A segunda coroa, a de louros, falou:
Nasci na Grécia, fui o gênio verde que abençoa e inatingível como uma promessa, gesticulei na porta viva do meu loureiro chamando os poetas e os heróis do mundo inteiro. Junto a mim, sobre a copa redonda e alta, eles cantaram e lutaram, estenderam-me os braços e passaram...
O amor passou também com flautas e com danças, e o amor ergueu também seus braços para os meus.
Nem sei qual foi a mão que me colheu, porque logo murchei...

Então a terceira coroa, a coroa de espinhos, disse às outras:
Vivi só, sempre só, escondendo venenos sobre o pó. Mas um dia, enrolaram-me na cabeça de um homem que era belo, bom e puro como o fogo... E sofrendo e sofrendo, ele morreu comigo...
Então fiquei sabendo que eu valho tesouros e tesouros, mais que as coroas de ouro e as coroas de louro, porque eu coroei os reis e os heróis, eu coroei todos os homens, e ainda não murchei...

7 comentários:

  1. que sabedoria que Deus deu a esse Homem para tirar em mente essas palavras tão ricas e belas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras singelas, Luiz Paulo.

      Excluir
    2. Minha mãe declamava esse poema assim:

      “Na sala de um museu, três coroas conversavam...

      A primeira, a que era de ouro, disse:
      ‘Eu pertenci a um rei, e curvei meu rei como uma pluma,
      ao peso bom de minhas jóias tutelares.
      Tive um reino a meus pés, com soldados, teares,
      e torres brancas e altas como luas,
      e searas mais maduras, mais louras do que o sol,
      e navios enormes como os templos de Deus e os palácios dos homens.
      Fui tudo. Rica, poderosa e bela... Tive um rei a meus pés, e o céu sobre nós dois...
      Depois, pesei demais sobre a cabeça velha e cansada de meu rei...
      E caí. E puseram-me aqui.’

      A segunda coroa, a coroa de louros, falou:
      ‘Nasci na Grécia; fui o gênio verde que abençoa
      e, inatingível como uma promessa,
      gesticulei na porta viva do meu loureiro,
      chamando os poetas e os heróis do mundo inteiro!
      Junto a mim, sobre a copa redonda e alta,
      Eles cantaram e lutaram, estenderam-me os braços, e passaram...
      O amor passou também, com suas flautas e suas danças,
      e também o amor ergueu também seus braços para mim.
      Nem sei bem qual foi a mão que me colheu, porque logo, murchei...’

      A terceira coroa, a que era de espinhos, disse às outras:
      ‘Eu fui uma urze dos caminhos!
      Vivi só, sempre só, escondendo veneno sob o pó.
      Mas um dia, puseram-me à cabeça de um homem que era belo como o sol
      E puro como o fogo, e branco e bom como a promessa...
      E sofrendo, e sofrendo ele morreu comigo!
      Só então fiquei sabendo, que eu valia tesouros e tesouros,
      Mais do que as coroas de ouro e que as de louro...
      Porque eu coroei os reis e todos os heróis do mundo inteiro,
      Eu coroei todos os homens,
      E ainda não murchei!!!’”

      Guilherme de Almeida

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Demorei para achar essa poesia na WEB, mas a que a minha mãe declamava tem ainda um complemento na parte referente à coroa de louro, que é assim:
    "(...)O amor também passou, com flautas e com danças
    Com uvas nos chaveiros e rosas nas tranças,
    Oferecendo a boca e abrindo os joelhos,
    E tatuando, na pele do meu tronco, a data de um encontro, a data de um adeus...
    Nem sei qual foi a mão que me colheu, pois logo murchei(...)"

    ResponderExcluir
  5. Eu tive um rei e sob o meu rei, reinei.

    ResponderExcluir