Envie seu texto mapim53@yahoo.com.br

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Casimiro de Abreu - meus oito anos


Casimiro de Abreu (1837-1860), poeta romântico brasileiro que morreria tuberculoso aos 23 anos de idade. Publicou apenas um livro, As Primaveras (1859). Filho de um rico comerciante, Casimiro de Abreu nasceu em Barra de São João (Rio de Janeiro) e cresceu no Rio, então capital do Império e centro cultural do país. Entre 1853 e 1857, estudou em Portugal. A vocação literária, porém, suplantou a vida acadêmica. Em Lisboa, iniciou-se como poeta e dramaturgo. A peça Camões e Jaú estreou no teatro D. Fernando e, nela, o autor proclama sua brasilidade e as saudades dos trópicos. De volta ao Brasil, dedicou-se à atividade comercial, com o apoio paterno. Seu poema mais famoso é Meus Oito Anos. Seus temas dominantes foram o amor e a saudade. Embora criticado por débeis mentais pela falta de embasamento filosófico, Casimiro de Abreu é admirado, justamente, pela simplicidade.
Ouçam Meus Oito Anos, um ícone da poesia brasileira.

Um comentário:

  1. Adorei sua locução. Me lembra sua voz mansa e calma.Como é bom ouvi-la assim novamente! Que saudades que eu tenho da minha infância querida que os anos não trazem mais...

    ResponderExcluir